Portal aboutFarma
17/04/2019 09:12
Medicamentos
Cimed terá genéricos exclusivos para grandes redes
Genérico com status de marca. Esse é o lema que norteia o novo projeto do Grupo Cimed voltado para as redes associadas à Abrafarma.
Inspirada em práticas internacionais, a iniciativa tem como premissa oferecer exclusivamente para o grande varejo uma linha de medicamentos OTCs, com embalagens e disposição mais atraentes.

O laboratório já conta com 26 SKUs disponíveis para as redes, incluindo princípios ativos como Loratadina, Omeprazol e Paracetamol. "Essa ideia começou a ser desenhada na última Missão Técnica Internacional da Abrafarma, em Israel. Por ser muito pulverizado, o mercado de genéricos apresenta grande potencial de crescimento, mas ainda é mal trabalhado no ponto de venda", avalia Lucas Frias, head de marketing e trade marketing do Grupo Cimed (foto).

Exemplos aplicados por redes como a norte-americana Walgreens e a canadense Jean Coutu ajudaram a moldar o projeto, que visa também a quebrar paradigmas sobre o preço dos genéricos. "No Brasil, os descontos de até 70% podem comprometer a rentabilidade da categoria no setor. Por isso, os valores da linha própria terão economia máxima de 30% e os medicamentos estarão posicionados em locais estratégicos na loja, mais próximos das versões similares e de marca", destaca.

A penetração de portfólios exclusivos no canal farma ainda é baixa quando comparada com o setor de alimentos, mas vem registrando aumento em nível global. Em países como México e Chile, a representatividade alcança até 43%, dependendo da molécula. "Queremos aproveitar a força e a confiança das grandes redes, com produtos que possibilitam ampliar o tíquete médio, aprimorar a fidelização e a experiência de compra, diferenciando-as ainda mais das farmácias associativistas e independentes", pontua Frias.

E por se tratar de um projeto sob medida, o executivo aposta em mais segurança no suprimento e na cadeia logística. "Isso nos permite diminuir o número de fornecedores e dinamizar o relacionamento com o varejo", conclui.
Fonte: Assistência Farmacêutica
Tags: Grupo Cimed, Cimed, medicamentos, remédios
https://www.aboutfarma.com.br/