Cadastre-se
Esqueceu a senha?
Entrar
Por que muitos empreendedores não alcançam o sucesso?
10 Outubro 2018  |  Seção: Carreira & Formação  |  Categoria: Dica
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Send
A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Enviar Conteúdo
Existem várias razões que fazem com que muitos empreendedores não alcancem o sucesso desejado. Citarei aqui as duas que entendo serem as principais responsáveis pelos resultados aquém do esperado.
Data:
Cidade:
Artigo Ricardo Cantini / Coach Integral Sistêmico

1. Falta de conhecimento em gestão de negócios
São empreendedores que não sabem como administrar seu negócio (elaborar fluxo de caixa, formular preços, gerir pessoas, etc.). Em geral, são pessoas que não estudaram nada a respeito dos processos que envolvem empreender. As vezes conseguem até atingir um certo grau de sucesso, entretanto, à medida que os negócios crescem, não conseguem mais administrar o todo, uma vez que os processos se tornam cada vez mais diversificados e complexos.

2. Falta de inteligência emocional
Saber lidar com os desafios do dia a dia, principalmente nos momentos de estresse, é fundamental  para o sucesso do seu negócio. No entanto, muitos empreendedores não têm a mínima ideia de como lidar com isso. Trabalham arduamente para entregarem o "seu melhor", mas, basta ocorrer um pequeno problema para que percam o controle da situação, colocando, muitas vezes, o resultado desejado em risco.

Gestão Intelectual e Emocional
Saber administrar (gerir) uma empresa, seja ela pequena, média ou grande, não é tarefa fácil. Porém, é fundamental para mantê-la viva e competitiva, e não importa se ela tem ou não funcionários.

Em geral, micro e pequenas empresas são abertas por pessoas que possuem certa experiência em uma determinada área. Muitas delas são até especialistas no assunto. Mas isso só não basta para transformá-la em um negócio de sucesso. A época do "trabalho duro" já passou e não funciona mais.

Hoje, a grande "revolução industrial" foi substituída pela "revolução intelectual e emocional". O que isso quer dizer? Que uma empresa sem gestão intelectual e emocional está fadada ao fracasso. Nesse sentido, o empreendedorismo inteligente surge para fazer frente às necessidades que o mercado atual exige e, consequentemente, levar sua empresa ao sucesso.

O empreendedorismo inteligente está baseado em:
- Inteligência Racional (intelectual, cognitiva);
- Inteligência Emocional.

A inteligência racional lhe dará os conhecimentos necessários para lidar com questões técnicas, administrativas, racionais, cognitivas. 

A inteligência emocional lhe dará as condições para administrar suas emoções com inteligência, frente às diversas situações de estresse do dia a dia, além de como se relacionar com seus funcionários, clientes e fornecedores.

Uma coisa muito comum entre empresários que se queixam dos resultados das suas empresas é a falta de busca por conhecimento fora da sua área de atuação principal. Traduzindo, muitos são experts na atividade fim da sua empresa, mas sequer buscaram conhecimento nas demais áreas (finanças, gestão, RH etc). Ou, ainda, não se cercaram de profissionais qualificados nessas áreas para executarem as atividades que não são do seu domínio.

A pergunta que costumo fazer é:
Quantos livros você leu, ou cursos fez, ou vídeos assistiu, nos últimos seis meses, sobre (por exemplo):
- Finanças;
- Gestão;
- Recursos Humanos;
- Inovação
- Etc.
Invariavelmente recebo como resposta: nenhum ou, na melhor das hipóteses, um livro / curso / vídeo. Pense nisso!

"O que eu não tenho é pelo o que eu não sei, porque se eu soubesse eu já teria."
Paulo Vieira

Próximo artigo
Qual é o objetivo e o propósito da sua empresa?
 

 

Perfil Profissional
RICARDO CANTINI
http://br.linkedin.com/pub/ricardo-cantini/16/1b7/b50
https://instagram.com/ricardocantini
https://facebook.com/ricardocantini
Na web
http://www.cantini.com.br



Fonte: Ricardo Cantini
Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Enviar Comentário